Tipo de Poder
Poder Informal
Esfera
Executivo
Nível
Federal

Bolsonaro acusa rede Globo de ‘deturpar’ os acontecimentos, chama-a de ‘lixo’ e levanta hipótese de não renovar concessão

Tema(s)
Imprensa, Informação
Medidas de estoque autoritário
Construção de inimigos

Na saída do Palácio do Alvorada, o presidente queixa-se da cobertura dada pela Rede Globo ao episódio de dois dias antes, quando, ao ser questionado sobre o número de mortes no país, deu a resposta ‘E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre’ [veja aqui]. De acordo com a visão de Bolsonaro, teria havido ‘deturpação’ pela emissora, também chamada de ‘lixo’, ‘porcaria’ [1]. Em consequência, o presidente afirma que pode não renovar a concessão pública da emissora em abril de 2022, o que, segundo alegado, não seria ‘ameaça’ – apenas maior rigor sobre a contabilidade a ser apresentada [2]. Vale notar que o episódio faz parte do repertório de ataques do mandatário à imprensa e ao jornalismo [veja aqui] e, no ano anterior, ele já havia aventado a possibilidade de não renovação da concessão da emissora e diminuído suas cotas de participação em verbas publicitárias.

Leia a análise sobre o ranking mundial da liberdade de imprensa em 2020, feito por ONG internacional e o relatório sobre liberdade de imprensa do Brasil no ano passado.

30 abr 2020
Mês Filtros