Tipo de Poder
Poder Informal
Esfera
Executivo
Nível
Federal

Bolsonaro se reúne com tenente responsável pelo aparato repressivo da Ditadura Militar e Secom faz homenagem ao oficial nas redes sociais

Tema(s)
Ditadura e memória
Medidas de estoque autoritário
Legitimação da violência e do vigilantismo

Em meio a pandemia do coronavírus, Bolsonaro recebe fora da agenda oficial o tenente-coronel do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, militar que atuou na repressão durante a ditadura militar, tendo atuação ativa no caso da Guerrilha do Araguaia [1]. Curió é um dos 377 militares diretamente responsáveis pela repressão, de acordo com a Comissão Nacional da Verdade [2]. Não se sabe sobre o que Presidente e Curió conversaram [3] . Em seguida, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulga publicação chamando Curió de ‘herói do Brasil’ [4], o que enseja pedido de investigação pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) por apologia de crime contra a humanidade [5]. O MPF pede a condenação de Curió, que foi denunciado seis vezes, desde 2012 [6]. Organizações da sociedade civil e o partido PSOL denunciam o caso da visita à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por descumprimento da sentença que condenou o Brasil pelos crimes cometidos durante a ditadura e que apontou dever de tomar providências de não-repetição; a corte acata a denúncia [7]. Na semana seguinte, grupo de mulheres vítimas e familiares de vítimas da Ditadura Militar ajuíza ação pedido direito de resposta à publicação da Secom [8]. Esa não é a primeira vez que Bolsonaro se refere ao aparato repressivo da ditadura – em agosto de 2019, elogiou Brilhante Ustra [veja aqui] e em julho daquele ano se referiu pejorativamente a um desaparecido político do período [veja aqui].

Leia análise sobre uma irmã que busca os restos mortais do irmão morto por Curió na guerrilha do Araguaia, cronologia da guerrilha, artigo sobre as denúncias feitas pelo MPF de crimes da ditadura militar e artigo sobre a aplicação da lei da anistia no Brasil.

05 maio 2020
Mês Filtros