Tipo de Poder
Poder Formal
Esfera
Executivo
Nível
Federal

Reitor da UFPB solicita que programa de divulgação científica seja desligado da universidade por suposto viés ideológico

Tema(s)
Educação, Liberdade Acadêmica
Medidas de estoque autoritário
Construção de inimigos
Estado
Paraíba

Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, solicita através de ofício que projeto televisivo de divulgação científica seja desligado da universidade por suposto viés ideológico do programa [1]. O projeto Univerciência é um consórcio entre TVs universitárias de 9 estados do nordeste que tem por finalidade divulgar a produção científica das universidades através da TV aberta e da internet – canal no Youtube, com alcance estimado de 40 milhões de pessoas [2] [3]. No ofício, o reitor solicita o desligamento da UFPB por ‘falta de afinidade às pautas e aos trabalhos desenvolvidos, que se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos’ [4]. Gouveia, que foi nomeado reitor pelo presidente Jair Bolsonaro apesar de ter sido o último colocado da lista tríplice [veja aqui], afirmou à imprensa que sua decisão ocorreu após acompanhar a solenidade de lançamento do programa, na qual professores universitários demandaram maior apoio financeiro do governo federal às universidades e homenagearam o patrono da educação brasileira, Paulo Freire [5]. Em reação, a Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb) emite nota de repúdio classificando o ato do reitor como ‘inadmissível e censura’ [6]. Docentes da UFPB levam o caso para discussão no Conselho Universitário (Consuni), visando cobrar explicações de Gouveia [7]. Em outras oportunidades, a Capes negou verba de apoio a realização de congresso organizado pelas universidades federais de Goiás e Santa Catarina por suposta ‘militância política’ [veja aqui], e o presidente Bolsonaro disse que mudaria o título de patrono da educação brasileira conferido a Paulo Freire [veja aqui].

Veja linha temática que aponta essa e outras tendências autoritárias na educação brasileira e leia relatório de pesquisa sobre o atual estado da liberdade acadêmica no país – em inglês.

27 maio 2021
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